Alimentos Segundo a sua Origem - Transgênicos

O direito de saber para o consumo consciente

O que são Transgênicos?
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que têm genes de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O objetivo é incorporar ao organismo, seja ele animal ou vegetal, uma nova característica, por meio da transferência de um ou mais genes presentes em outro. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de ratos em seres humanos, de vírus, fungos ou bactérias em sementes de soja e assim por diante...
Os Transgênicos e a Saúde Humana?
Quase não foram realizados estudos para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente, porém, os poucos expe verdadeiramente isentas, evidenciam sérios indícios de que humana. Mesmo os médicos e cientístas têm dúvidas e divergem quanto aos riscos envolvidos nesta prática, tanto para o consumidor como para seus descendentes.
Os Transgênicos e a Economia
Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% da população européia é contra o consumo de alimentos transgênicos, por isso, a maioria dos governos europeus proibiu sua comercialização e cultivo.

Devido á grande disponibilidade de solo agricultável e a tradição do cultivo de alimentos nao-transgênicos, o Brasil ocupa lugar de destaque no mercado de exportações, e tem uma chance rara de tornar-se o líder mundial na produção de alimentos orgânicos.

Em contrapartida, as sementes transgênicas sao patenteadas pelas empresas que as desenvolveram, ou seja, é estabelecido um monopólio do que hoje é abundante em nosso país.

Os Transgênicos e o meio Ambiente
Devido à falta de estudos conclusivos, é impossível determinar as conseqüências da introdução de organismos transgênicos no meio ambiente. Porém, o pouco que se sabe, aponta para enormes riscos de perda de biodiversidade, a maior riqueza que podemos legar às futuras gerações de brasileiros.
Direito do Consumidor
A despeito da legislação vigente, a grande maioria dos produtos que contém transgênicos, não são rotulados, inibindo a possibilidade de escolha do consumidor.

© copyright 2019 Ética da Terra - Rua Fidêncio Ramos, 160, 6o andar– Bairro Vila Olímpia - CEP:04611-000 - São Paulo SP - Brasil